segunda-feira, 30 de março de 2015

Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos (MMGP)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Você deve estar se perguntando como irá medir a maturidade em gerenciamento de projetos da sua empresa. Será que há uma ferramenta disponível para avaliar a maturidade ou apenas uma consultoria é capaz de avaliar a maturidade em gerenciamento de projetos? Neste post você conhecerá uma ferramenta gratuita para avaliação da maturidade em gerenciamento de uma organização.

Antes que começar a falar da metodologia de avaliação de maturidade, o que você entende como maturidade? Segundo o dicionário Aurélio, maturidade é o estado em que está plenamente desenvolvido; época desse desenvolvimento; perfeição; excelência; primor. Maturidade em Gestão de Projetos significa a quão hábil uma organização está em gerenciar seus projetos.

Modelo de Maturidade é uma ferramenta capaz de quantificar esta habilidade e possibilitar estabelecer um plano de crescimento. Há vários modelos de maturidade em GP. Iremos conhecer um pouco do modelo MMGP (Modelo de Maturidade em Gestão Projetos), desenvolvido pelo Darci Prado e Russell D. Archibald com o intuito de ajudar a equipe de gerenciamento de projetos da consultoria INDG a avaliar a maturidade das organizações que utilizam os seus serviços e propor um plano de crescimento.

O modelo MMGP propõe a avaliar a maturidade de um setor de uma organização e possui as seguintes características: Contempla 5 níveis e 7 dimensões, Contempla Processos, Ferramentas, Pessoas, Estruturas e Estratégias, sendo aderente às diversas metodologias, podendo ser utilizado em setores isolados de uma organização (engenharia,TI, desenvolvimento de produtos, etc.)  tanto como também à instituição como um todo.

Motivos pelos quais você pode escolher o método de avaliação MMGP:

    - Fácil de ser aplicado, sendo um questionário online de 40 questões com resultado imediato, podendo ser aplicado a qualquer tipo de organização.
   - Avaliação em conjunto com os gerentes da organização, tendo uma abordagem setorial e corporativa.
      - Um visão completa em 7 dimensões (Competência em Gerenciamento de Projetos, Competência Técnica e Contextual,  Competência Comportamental, Metodologia, Informatização, Estrutura Organizacional, Alinhamento Estratégico).
     - É aderente à diversas metodologias :  PMBOK(PMI) , ICB (IPMA) e Prince2
     - Tem sido muito elogiada por usuários e acadêmicos
     - Tem sido adotado por diversas instituições de ensino a nível de pós-graduação

Conheça os outros modelos de avaliação de maturidade através do Radar de Projetos.  Os próximos posts abordarão os modelos de avaliação e o estudo benchmarking existente sobre avaliação de maturidade modelo MMGP.           

0 comentários :

Postar um comentário

Copyright © 2015 RADAR DE PROJETOS All Right Reserved
Back To Top